No Brasil, os casos e as mortes pelo VSR (vírus sincicial respiratório) —principal causador da bronquiolite— tiveram um aumento de 61,4% e 64,6%, respectivamente, de janeiro a 20 de outubro de 2025, se comparado ao mesmo período de 2024, destacou reportagem da Folha de S. Paulo.
Os dados são do Ministério da Saúde. Especialistas ouvidos pela publicação atribuem a alta ao ’inverno prolongado’ deste ano. Cabe ressaltar que o órgão não atualiza as notificações em atraso de 2024 desde o último mês de junho. Embora a notificação compulsória inicial tenha prazo definido para ser feita, o que depende do agravo, a fase de investigação epidemiológica pode ser demorada.
A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que afeta principalmente crianças com menos de dois anos. É caracterizada pela inflamação dos bronquíolos, pequenas vias áreas dos pulmões. ’Esse vírus é de fácil transmissão e por isso tem muito marcada a característica da sazonalidade, ou seja, nos meses mais frios aumentam os casos. Como tivemos o inverno mais rigoroso e ainda estamos com temperaturas baixas, sem dúvida facilita.
Outro aspecto é que estamos mais atentos ao vírus e fazendo mais diagnósticos. Acho que é a soma de duas coisas’, esclarece Evaldo Stanislau de Araújo, infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, São Paulo segue a tendência do país. Na comparação janeiro a 25 de outubro deste ano com o mesmo período de 2024, os casos de vírus sincicial sofreram acréscimo de 60,03%, e os óbitos, 59,2%.
As crianças pequenas são maioria nas infecções pelo VSR. No SUS (Sistema Único de Saúde), ainda não há vacina contra o VSR para o público infantil. De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante será ofertado a partir da segunda quinzena de novembro. Deverão se vacinar gestantes a partir da 28ª semana. Para acessar a matéria completa, clique aqui.
NK Consultoria com informações de Folha de São Paulo
Descubra mais sobre Biored Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.











