Ministério da Saúde quer aumentar tabela para atrair planos ao Agora tem Especialistas

2 Leitura mínima

O Ministério da Saúde quer reajustar a tabela de referência de serviços prestados por operadoras de saúde no Agora Tem Especialistas, informou o site Jota.

A meta é acelerar a adesão das empresas ao programa, com valores considerados mais atrativos. Lançado em maio para ampliar o acesso da população à atenção especializada, o programa não conseguiu até o momento atrair a participação das empresas na velocidade e proporção inicialmente imaginadas.

A adesão aquém do esperado é em parte atribuída aos valores usados como base. “Acho que isso está sendo resolvido no Ministério da Saúde. Não posso falar aqui pelo ministério, mas acho que sim. E quero muito participar disso pela ANS”, afirmou o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Wadih Damous, em entrevista exclusiva ao Jota.

A informação de Damous foi confirmada pela publicação. Uma das possibilidades em análise é aplicar para todos a mesma tabela usada no programa de redução de filas. No caso de operadoras de saúde, isso representará um salto.O ressarcimento ao SUS deve ser feito pelas operadoras todas as vezes em que um paciente de plano é atendido no serviço público.

Trata-se de uma espécie de trava para impedir que empresas transfiram a obrigação do atendimento para o Sistema Único de Saúde. Quando o atendimento do paciente de plano no SUS é identificado, a ANS utiliza o Índice de Valoração do Ressarcimento (IVR) para o cálculo do valor do ressarcimento.

No Agora Tem Especialistas, a ideia foi seguir o caminho inverso. Todo paciente do SUS atendido no plano teria o mesmo valor de IVR abatido da dívida.

Esta oferta, no entanto, não mobilizou empresas, que esperavam um valor maior para fazer o cálculo do abatimento. Para acessar a matéria completa, clique aqui.

NK Consultoria com informações do Jota


Descubra mais sobre Biored Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Descubra mais sobre Biored Brasil

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading