Pacientes enfrentam longas filas na única farmácia de medicamentos de alto custo de Guarulhos, na Grande SP

2 Leitura mínima

Pacientes, incluindo muitos idosos, costumam enfrentar uma fila gigante para pegar medicamentos de alto custo na única farmácia especializada de Guarulhos, na Grande São Paulo, a segunda cidade mais populosa do estado. Nesta segunda-feira (20), a fila dobrava o quarteirão.

Depois de aguardar por várias horas do lado de fora, ainda é preciso esperar mais tempo dentro da farmácia até chegar a sua vez de receber os remédios.

A farmácia, localizada na Avenida Emílio Ribas, no bairro Gopouva, funciona das 7h às 19h. Bem antes do dia amanhecer, por volta das 4h30, 5h, é comum pacientes e parentes começarem a chegar na fila para garantir atendimento.

Os medicamentos de alto custo são os que têm valor unitário elevado ou que, por serem usados em tratamento de doenças crônicas (de longa duração, como diabetes), se tornam excessivamente caros e, muitas vezes, inacessíveis.

Para ter acesso ao medicamento, é preciso apresentar receita médica, documentos pessoais (como RG e CPF), comprovante de residência e o LME, um tipo de formulário em que o médico informa os dados relativos ao paciente, à doença e ao medicamento solicitado. O LME pode ser preenchido eletronicamente ou manualmente, nas duas situações é necessário que o documento seja impresso.

O que diz a Secretaria da Saúde

A Secretaria Estadual da Saúde disse que, em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, deve oferecer ainda neste ano novos pontos de retirada de medicamentos.

 

A pasta afirmou ainda que está em fase de expansão o aplicativo Remédio Agora, que irá permitir que os moradores façam agendamento para retirar os remédios.

A secretaria também informou que está em fase de chamamento público o programa Remédio SP, que tem como objetivo entregar remédios para os pacientes na casa deles. Ela não deu, porém, a previsão de quando esse programa deve entrar em funcionamento.

Fonte: G1 São Paulo


Descubra mais sobre Biored Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Descubra mais sobre Biored Brasil

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading