Sociedade Brasileira de Reumatologia promove o 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia com programação científica multidisciplinar e especialistas internacionais

Priscila Torres
8 Leitura mínima

São esperados mais de 2 mil congressistas de todo o país e exterior entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Convenções de Salvador.

De 17 a 20 de setembro, Salvador será a sede do 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia. Promovido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e a Sociedade Baiana de Reumatologia (SOBARE), o evento é o mais importante encontro científico da especialidade na América Latina e vai reunir mais de 2 mil congressistas, entre médicos, pesquisadores e profissionais da saúde de todo o Brasil e do exterior para discutir temas como inovação, educação médica, políticas de saúde, avanços no diagnóstico e tratamento das doenças reumáticas e as novas abordagens no cuidado ao paciente.

Profissionais renomados vindos dos Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Argentina, Panamá, Colômbia, apresentarão os principais avanços mundiais da especialidade. São referências mundiais em pesquisas e atuantes em centros de excelência, que discutirão com médicos, pesquisadores e cientistas brasileiros os mais recentes avanços da reumatologia. Para a diretora científica da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Dra. Licia Mota, a importância do Congresso Brasileiro para o compartilhamento de informações entre as maiores autoridades mundiais da especialidade é fundamental. “Nessa edição, contaremos com especialistas de excelência da reumatologia brasileira em conjunto com os grupos mundiais mais expressivos da atualidade para discutir os avanços e a prática clínica no dia a dia do reumatologista”, afirma.

“O Congresso Brasileiro de Reumatologia extrapola em muito a programação científica e proporciona a rede de contatos e o fortalecimento do relacionamento com outras entidades científicas internacionais, produção de material de divulgação científica, reuniões do Conselho Consultiva, Academia Brasileira de Reumatologia e a Assembleia Geral, que é o maior fórum de discussão e deliberação da especialidade”, afirma Dr. José Eduardo Martinez, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Estima-se que as doenças reumáticas já afetam mais de 15 milhões de brasileiros. Em geral, provocam muitas dores nos pacientes e representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de aposentadorias por invalidez.

De acordo com o diretor científico do Congresso, Dr. Gustavo Behrens, o evento inova e traz para as conferências jovens reumatologistas que estão em destaques em suas áreas de atuação. “Estamos acrescentando nesta edição do Congresso ideias e formatos inovadores, ressaltando o convite aos jovens reumatologistas que vêm se destacando em suas áreas de atuação. Procuramos manter os formatos tradicionais, consagrados ao longo do tempo, mas acrescentando, tudo isso com um jeito descontraído e criativo, típico do baiano”, afirma.

Com uma programação científica multidisciplinar, o 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia terá como foco abordar como a inteligência artificial e o seu papel no diagnóstico precoce e na otimização terapêutica, os mitos e verdades no tratamento de Artrite Reumatoide, o manejo de Osteoartrite sem medicações com as novas diretrizes da SBR, as terapias imunobiológicas e impactos no Brasil, o tratamento alvo para a Osteoporose, além dos pontos chaves para o tratamento da osteoporose masculina e frente a frente com as vasculites ANCA associadas.

Também serão abordados os desafios e avanços na reumatologia pediátrica, as doenças autoimunes raras, o cuidado com pessoas transgênero, o acesso à saúde, a suplementação com proteínas e creatina, a formação médica continuada e a valorização profissional.

Programação científica

Ao todo serão 35 mesas redondas, 14 conferências internacionais, 25 conferências nacionais, 8 Roda Viva, 10 SBR Talks, 6 Café e Tapioca, 12 simpósios da indústria, 41 Temas livres (dentro de conferências), 10 Reumafights, 3 Fórum (SBR Panlar, Fórum de Pacientes) e 7 cursos pré-congresso. Confira a programação completa em SBR 2025.

“Receber em Salvador, o 42º Congresso Nacional de Reumatologia, que há muito não sediava um encontro dessa grandeza, além de destacar a importância regional, o congresso fortalece a reumatologia como um todo”, afirma a reumatologista Dra.Viviane Machicado Cavalcante, presidente da Sociedade Baiana de Reumatologia (SOBARE). “Estamos com uma grade científica muito completa, com mais de 10 palestrantes internacionais e a presença dos maiores nomes da reumatologia nacional”, ressalta.

Pré-Congresso

O evento contará também com uma extensa programação pré-congresso com a oferta de diversos cursos com temas como Dor, Miopatia, Doença de Sjögren, revisão em Reumatologia, Vasculites Osteoporose Escores Ultrassonográficos e Pediatria. Também será oferecido o curso e o Exame de Habilitação em Densitometria Óssea promovido pela ABRASSO (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo). Premiações a trabalhos científicos e concurso de imagens completam as atividades paralelas ao Congresso.

Encontro Nacional de Pacientes

Nos dias 17 e 18, ocorrerá o 10º Encontro Nacional de Pacientes e o 62º Curso de Educação em Saúde sobre Doenças Crônicas, eventos paralelos ao congresso, específicos e voltados a pacientes e familiares, para apresentar e discutir informações atuais e de qualidade, esclarecer dúvidas e orientar pacientes reumáticos nas suas mais diversas condições e doenças, além de foco em comunicar dados para fomentar políticas públicas. O Encontro Nacional de Pacientes será marcado também pelo Fórum de Líderes de Associações de Pacientes.

Nos dois dias, a programação terá início às 9h e segue até as 16h. A abertura será conduzida pelo presidente da SBR, Dr. José Eduardo Martinez, e pela coordenadora da Comissão de Relação com Pacientes, Dra. Wanda Heloisa Ferreira. O Encontro Nacional de Pacientes é gratuito e as inscrições estão abertas.

Premiação

O evento trará ainda as premiações aos médicos, pesquisadores e cientistas com:

PRÊMIO LUIZ VERZTMAN – ao melhor trabalho sobre Reumatologia, de autores nacionais, natos ou naturalizados, e igualmente programados e executados no Brasil

PRÊMIO WILLIAM CHAHADE – ao melhor trabalho sobre Reumatologia, de jovens autores nacionais (com até dez anos de formação), natos ou naturalizados, e igualmente programados e executados no Brasil

PRÊMIO EDGARD ATRA – ADVANCES IN RHEUMATOLOGY – será concedido ao autor do maior número de publicações na Revista Advances in Rheumatology-AiR

Doenças reumáticas no Brasil

Estima-se que as doenças reumáticas já afetam mais de 15 milhões de brasileiros. Em geral, provocam muitas dores nos pacientes e representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de aposentadorias por invalidez. Entre as principais doenças reumáticas estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites, Doença de Sjögren, Doença de Behçet e Esclerose Sistêmica (ES). Cada doença tem sua característica. A artrite reumatoide, por exemplo, é uma doença crônica e ocorre quando há uma alteração do sistema imunológico, que ataca as articulações.

Serviço:

42° Congresso Brasileiro de Reumatologia | SBR2025

Data: 17 a 20 de setembro de 2025

Local: Centro de Convenções de Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490  – Boca do Rio, Salvador – BA)
**Inscrições e programação completa em **42º Congresso Brasileiro de Reumatologia (sbr2025.com.br)

Fonte: Finestra Comunicação

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário