O deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) apresentou o requerimento 6484/2025, que solicita informações ao Ministério da Saúde sobre a estrutura, funcionamento, financiamento e acesso dos pacientes aos Centros de Terapia Assistida (CTAs) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nos desafios enfrentados por pacientes em tratamento com medicamentos biológicos e biossimilares, especialmente para doenças imunomediadas.
De acordo com o autor, os Serviços de Terapia Assistida (CTAs) são essenciais para o tratamento de pacientes com doenças crônicas complexas que utilizam medicamentos biológicos ou biossimilares, mas ainda há carência desses serviços no SUS. Sendo assim, muitos pacientes enfrentam dificuldades para aplicar os medicamentos, já que os locais de infusão e suporte técnico são limitados ou inexistentes.
Ele destacou que apenas 11 dos 65 CTAs do país possuem contrato formal com o poder público, o que evidencia uma lacuna na assistência, destacando que, essa falta de estrutura compromete a efetividade dos tratamentos, causa desperdício de recursos, amplia a judicialização e sobrecarrega o sistema público.
(_Acompanhe a matéria_): https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=3016412&filename=RIC%206484/2025
Fonte: > NK Consultores Relações Governamentais https://nkconsultores.com.br/