Entidades integrantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) fazem parte do Comitê do programa “Agora Tem Especialista”

Priscila Torres
3 Leitura mínima

As entidades Biored Brasil e Superando Lúpus estão entre as 14 entidades que integram o Comitê do programa “Agora Tem Especialista”

A conselheira nacional de saúde, Priscila Torres, representante do segmento dos usuários pela Biored Brasil, e a representante da Associação Superando Lúpus, Ana Lúcia Paduello, participaram da primeira reunião do Comitê de Acompanhamento do programa “Agora Tem Especialista”, realizada no dia 1º de julho. As conselheiras representaram também o Conselho Nacional de Saúde (CNS) juntamente com representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema único de Saúde (AgSUS), de hospitais que participam do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUs (Proadi-SUS) e Associação Médica Brasileira (AMB).

Priscila Torres destacou a importância da participação social e a urgência na redução das filas para acesso a especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS). Reforçou que o desejo de diminuir o tempo de espera não é apenas do governo, mas de toda a população brasileira. “Represento aqui o segmento dos usuários, e trago o exemplo de quem vive com artrite reumatoide: há pessoas que esperam até 10 anos pela primeira consulta com reumatologista. Precisamos mudar essa realidade”, afirmou.

Também presente na reunião, Ana Lúcia Paduello, da Associação Superando Lúpus, reforçou o compromisso da sociedade civil organizada com a defesa do SUS e a necessidade de garantir o acesso integral e equânime às pessoas com doenças crônicas e autoimunes. Ambas ressaltaram a importância de que as parcerias com o setor privado mantenham a equidade como princípio central, assegurando que os usuários do SUS tenham atendimento digno e em tempo oportuno.

O encontro marcou o início das ações do colegiado, que terá reuniões mensais e atuará no acompanhamento, avaliação e monitoramento da implementação do Programa “Agora tem especialista” , lançado pelo Ministério da Saúde para ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias especializadas em todo o país.

Cris Cirino

Foto: Ministério da Saúde


Descubra mais sobre Biored Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Descubra mais sobre Biored Brasil

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading