O Brasil enfrenta um desafio histórico quando o assunto é saúde pública. Em um país de dimensões continentais e realidades econômicas e sociais tão diversas, garantir que a população tenha acesso a cuidados de qualidade é uma questão cada vez mais premente. Esse foi o foco do brand talk “Reimaginando a medicina: qualidade assistencial e desafios financeiros”, no Estadão Summit Saúde & Bem-Estar 2024. A discussão contou com a participação de Fábio Guimarães, diretor de Valor e Acesso da Novartis Brasil; Denizar Vianna, professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); e César Franco, CEO da joint venture ABPF Oncologia. A mediação foi feita pela jornalista Camila Silveira.

A fragmentação do atendimento foi outro ponto crítico apontado pelo professor. “O paciente faz radioterapia em um lugar, quimioterapia em outro e o diagnóstico em um terceiro local. Precisamos integrar esses processos para garantir uma jornada contínua e eficiente”, ressaltou.
Inovação e colaboração no setor de saúde
Como exemplo desse esforço colaborativo, Guimarães mencionou uma parceria da Novartis com operadoras de saúde, envolvendo aproximadamente 7,5 milhões de vidas. “Juntos desenhamos linhas de cuidado integradas. O tratamento é uma parte, mas o impacto real vem da gestão coordenada e da otimização de recursos”, explicou.
César Franco, CEO da ABPF Oncologia, trouxe à discussão a experiência da joint venture entre BP, Bradesco e Fleury, criada para enfrentar os desafios de integração no atendimento oncológico. “Desenhamos todo o processo de cuidado de ponta a ponta, com tecnologia e indicadores que nos permitem acompanhar a jornada do paciente e garantir que o cuidado seja o melhor possível”, destacou.
Ao final, Guimarães sintetizou o sentimento geral: “A colaboração entre todos os agentes do sistema é o primeiro passo para transformar a ciência em soluções acessíveis e efetivas para os pacientes”, concluiu.
Fonte: Estadão
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