Fornecimento de tocilizumabe no plano de saúde

Pacientes que recebem tocilizumabe infusional do plano de saude, devem priorizar o uso e solicitação do tocilizumabe 162 mg (subcutâneo), pois esta via de administração encontra-se disponível para compra no mercado privado. Negativas de fornecimento devem ser denunciadas ao Disque ANS

Desde o inicio de 2021, pacientes que recebem tocilizumane do plano de saúde vem enfrentando dificuldades de acesso, pois os planos de saúde alegam dificuldades para comprar o medicamento, orientando a troca de medicamentos. Sabemos que o tocilizumabe infusional pode enfrentar indisponibilidade no mercado privado, desta forma, é recomendado à todos os pacientes que recebem tocilizumabe do plano de saúde, a troca do tocilizumabe infusional para o tocilizumabe subcutâneo. 

O tocilizumabe 4 mg/ml infusional é prescrito conforme o peso corporal, e a infusão é realizada uma vez por mês, enquanto que o tocilizumabe 162 mg seringa preenchida, é realizado uma injeção subcutânea uma vez por semana (conforme prescrição médica). A mudança da via terapêutica não deve modificar a resposta clínica, a seringa vem preenchida e o paciente pode se aplicar sozinho, não sendo necessário a aplicação no centro de infusão. Uma alternativa que além de facilitar o acesso ao medicamento, diminuí os custos para os planos de saúde. 

Para casos de negativas de fornecimento, sugerimos a abertura de uma denuncia no Disque ANS (0800 701 9656), pois a Agência Nacional de Saúde Suplementar, pode auxiliar na regularização do fornecimento de tocilizumabe no plano de saúde. 

Orientações para registrar uma denúncia no Disque ANS

Disque ANS é o principal canal de relacionamento com o consumidor de planos de saúde, todos os tipos de problemas com o plano de saúde pode ser resolvido por meio de uma denúncia no Disque ANS.

A ANS (Agência Nacional de Saúde) é o órgão que regulamenta o mercado de saúde suplementar (que inclui os planos de saúde) e auxiliam os consumidores em situações de não cumprimento dos seus direitos por parte das operadoras dos planos de saúde.

Nesses casos, é necessário registrar uma reclamação formal na ANS (também conhecida como NIP) para dar andamento a uma investigação do problema ocorrido, até que seja feita uma determinação do cumprimento das ações necessárias de acordo com a procedência de cada reclamação.

O que denunciar ao DISQUE ANS:

  • Fornecimento de medicamentos: atrasos, negativas, burocracias para liberação de medicamentos;
  • Dúvidas sobre cooparticipação;
  • Problemas com marcação de consultas, procedimentos, cirurgias e internação.

Para resolver problemas com o plano de saúde, é importante seguir os seguintes passos:

1️⃣. Ligue no plano de saúde, anote protocolos de atendimento
2️⃣.Tenha sua carteirinha em mãos.
3️⃣Registre sua denúncia no link:
https://www.gov.br/ans/pt-br/canais_atendimento/canais-de-atendimento-ao-consumidor
➡️Selecione fale conosco
↪️Faça o cadastro com seus dados pessoais e reporte o seu problema.
🔁Ou faça a denúncia por telefone: Disque ANS (0800 701 9656)

Recomendações para resolver problemas com o plano de saúde:

  • 1° registre o pedido de exames e procedimentos no plano de saúde, solicite e anote os números de protocolos,
  • 2° registro a reclamação na Agência Nacional de Saúde Suplementar, anote o protocolo;
  • 3° faça uma denúncia no Portal Reclame Aqui, para todos os envolvidos de forma individual, primeiro a operadora e segundo o prestador de serviço se tiver acontecido alguma negligência, conte tudo que aconteceu e cite os números de protocolos.
  • 4°denuncie no Procon (que costuma ter uma resposta mais demorada do que o Reclame Aqui).
  • 5° caso tenha problema com o prestador de serviços indicado pelo plano de saúde, registre as reclamações na Ouvidoria do Plano de Saúde, Reclame Aqui e PROCON de seu estado.

Ressaltamos que o fornecimento de tocilizumabe no SUS é exclusivo para usuários do tocilizumabe infusional. Usuários de plano de saúde, podem solicitar tocilizumabe no SUS com a prescrição e documentos do médico particular, no entanto, o plano de saúde pagará o ressarcimento ao SUS. Saiba mais sobre a disponibilidade de tocilizumabe no SUS em março de 2022: https://artritereumatoide.blog.br/wp-admin/post.php?post=68615&action=edit&classic-editor

Deixe o seu comentário