Live: Direitos do Pacientes: garantia de acesso a medicamentos na assistência farmacêutica do SUS

Especialistas debatem sobre os desafios do acesso ao direito fundamental a um insumo essencial para o tratamento de doenças crônicas imunomediadas: os medicamentos imunobiológicos.

Data da transmissão ao vivo: 31/08 às 19 horas

A lei do SUS estabelece que a atenção à saude deve ser integral, abrangendo tudo aquilo que se faça necessário para prevenir, tratar ou curar as doenças. Sabemos que muitas doenças, principalmente as imunomediadas, não tem cura, logo, o tratamento medicamentoso e multidisciplinar é contínuo e requer do SUS, a estruturação da Assistência Farmacêutica.

A Assistência Farmacêutica no SUS, faz parte da Política Nacional de Medicamentos do Ministério da Saúde, que foi criada para garantir o acesso a medicamentos de qualidade e eficácia não somente dos registros sanitários, mas de todas as esferas da linha de cuidado farmacêutico, e isso, requer o medicamento certo, na dose certa, na regularidade correta, e com a prescrição realizada por um médico assistente, pois o medicamento é um insumo essencial que não deve ter o seu fornecimento negligenciado.

A jornada de acesso a medicamentos de alto custo no Brasil tem sido cada dia mais desafiadora, e para falar sobre estes desafios e de que forma o paciente pode buscar a garantia de seus direitos, realizaremos no dia 31 de agosto de 2021, o webinário Direitos do Paciente. O debate conta com a participação de três especialistas, o Dr. Rubens Granja do Granja e Vieira Advogados e a Dr. Ricardo Garcia, médico e pesquisador do Centro Latino Americano de Pesquisa em Biológicos e Ana Lúcia Paduello, conselheira nacional de saúde.

Convidados

Dr. Rubens Granja
Graduado, Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP; Mestre em Direito da Saúde e Tecnologia pela Universidade de Stanford, Sócio do escritório Kestener, Granja e Vieira Advogados, com atuação na área de life sciences.

Moderação:
➣ Dr. Ricardo Garcia, médico e pesquisador da Clapbio
➣ Ana Lúcia Paduello – Conselheira Nacional de Saúde

A Biored Brasil e o Centro Latino Americano de Pesquisa em Biológicos “Clapbio”, realizará entre os meses de julho a dezembro de 2021, a segunda edição do Webinário BioSummit Brasil: medicamentos biológicos – o foco é o paciente. Iniciativa que apresentará aos pacientes, profissionais de saúde e toda a sociedade civil, informações sobre as terapias imunobiológicas e os mais diversos desafios do sistema de saúde pública e privada de acesso a estes medicamentos, que representam uma grande inovação no tratamento de doenças crônicas e imunomediadas. Para acompanhar a agenda de atividades é possível se inscrever gratuitamente em: https://www.sympla.com.br/webinario-biossumit-brasil-advocacy-comunicacao-e-educacao-em-medicamentos-imunobiologicos__1266433.

As atividades e o posicionamento da Biored Brasil e Clapbio, estão de acordo com seu regimento interno, código de conduta e pelo Manifesto pela Segurança dos Pacientes usuários de medicamentos biotecnológicos, documento público que encontra-se disponível em seu blog institucional: https://www.bioredbrasil.com.br/manifesto-pela-seguranca-do-paciente-usuario-de-medicamentos-biotecnologicos-no-brasil/. A Biored Brasil é um projeto coordenado pelo Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos – Grupar-RP.

Serviço:

Webinário Biossumit Brasil: advocacy, comunicação e educação em medicamentos imunobiológicos 
Período: 07 de julho a 10 de dezembro de 2021.
Transmissão: Redes Sociais da Biored Brasil, Clapbio e BlogAR
➢ Informações: contato@bioredbrasil.com.br
➢Fone – Whatsapp: (16) 3941-5110
www.bioredbrasil.com.br
➢ Realização: Biored Brasil e Clapbio
➢ Investidores Sociais: Seguindo o código de conduta da Interfarma, Biossumit Brasil recebe incentivo social da iniciativa privada, Abbvie, Janssen Cilag e Roche do Brasil.

Deixe o seu comentário