Memed lança a 1ª plataforma aberta e integrada para compra direta de medicamentos

Plataforma criada pela healthtech Memed possibilita a compra de medicamentos a partir da prescrição médica digital com apenas alguns cliques

Imagine receber uma receita digital medicamentosa do seu médico, abrir na tela do seu celular, clicar em um link que te redireciona para uma plataforma aberta com opções das melhores farmácias do Brasil e, com apenas 2-3 toques, escolher e comprar o seu remédio e recebê-lo em casa 30 minutos depois?”.

É assim que funciona a nova plataforma de compra de medicamentos online da Memed, de acordo com o sócio e CEO Joel Rennó Jr.

A healthtech é líder do setor de prescrições médicas digitais no Brasil com mais de 75% de market share e desde 2021 está expandindo o seu modelo de negócios a partir do uso de tecnologias integradas, com a capacidade de interligar toda a cadeia de valor do sistema de saúde. Hoje, 80% das farmácias brasileiras estão integradas ao sistema da Memed e somente no ano passado foram 29 milhões de receitas digitais geradas pela empresa, o que representa um GMV total de R$ 5 bilhões se forem levados em consideração todos os itens prescritos ao longo do ano.

A solução, construída num modelo de plataforma aberta, é a primeira em todo mundo que possibilita a compra online de medicamentos diretamente pela receita digital. A empresa já conta com a parceria de grandes players do varejo farmacêutico, entre eles as Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo — do Grupo DPSP, uma das maiores companhias do varejo farmacêutico do país –, outras duas grandes varejistas farmacêuticas que em breve serão divulgadas, além de praticamente todas as principais farmácias digitais, incluindo a Qualidoc e a Far.me, que faz parte do grupo Viveo.

Joel Rennó Jr.

A Memed sempre teve o compromisso de oferecer soluções para os principais desafios da classe médica e dos seus parceiros. Acreditamos que a criação desta nova plataforma aberta amplia e facilita a jornada digital de saúde, auxiliando os médicos e nossos parceiros no cuidado integral e coordenado de seus pacientes, além de gerar mais valor para todo o ecossistema”, explica Joel Rennó Jr.

A ferramenta proporciona uma experiência integrada, simples e intuitiva a partir da prescrição médica digital, onde o paciente ao clicar em um botão terá à disposição uma lista de farmácias parceiras próximas à sua localização com opções de filtros por drogaria de preferência, preços, prazos de entregas e todos os demais detalhes dos medicamentos conforme foram prescritos pelo seu médico. A solução complementa outra plataforma recém criada pela healthtech que possibilita o agendamento de exames online.

Trabalhamos para que os nossos clientes tenham acesso aos melhores serviços e soluções, visando facilitar cada vez mais a rotina de cuidados com a saúde. Para isso, ter a Memed entre os nossos parceiros faz toda a diferença. Além de contarmos com a expertise da empresa em torno da prescrição digital, agregarmos essa comodidade aos nossos clientes, possibilitando a compra online de medicamentos. Estratégias como essas estão totalmente conectadas ao momento atual do nosso Grupo, que conta com um ecossistema da saúde completo, integrando pacientes, médicos, hospitais, clínicas e laboratórios”, afirma Cristiano Hyppolito, diretor de Tecnologia e Digital do Grupo DPSP.

Outro benefício da plataforma é uma solução para um desafio antigo do setor de saúde no Brasil: o controle sanitário. Isso porque, após a venda, a farmácia precisa dar a baixa do medicamento no dispensador que ajuda no controle e invalida automaticamente uma prescrição já utilizada para futuras compras. O processo evita fraudes e abuso do uso de receitas médicas, um problema comum, principalmente no caso de remédios controlados.

A parceria com a Memed faz todo o sentido para a Far.me, que já nasceu digital e entende que a tecnologia é uma aliada essencial para que as pessoas tenham mais acesso à saúde. Como parte do ecossistema Viveo, que tem o propósito de cuidar de cada vida, acreditamos que a possibilidade de compra de medicamentos diretamente pela prescrição digital melhora a experiência do paciente e facilita a sua jornada, beneficiando diretamente todo o sistema da saúde“, comenta Samilla Dornellas, co-fundadora e CEO da Far﹒me﹒

Sobre a Memed

A Memed tem a missão de tornar o acesso à saúde mais eficiente e humano construindo tecnologia e produtos inovadores que conectam médicos, pacientes e todos os demais stakeholders de forma simples e segura. Referência em prescrições médicas digitais, a healthtech vem impactando de forma positiva o dia-a-dia da classe médica e ainda a qualidade da saúde e bem-estar de milhões de vidas no Brasil.

Pioneira e líder absoluta no mercado de prescrições médicas digitais, a Memed atende mais de 300 empresas e instituições de saúde em todo país, é utilizada por cerca de 150 mil médicos e gerou em 2021 um total de 29 milhões de receitas médicas digitais. Com isso, a empresa também contribui para a preservação do meio ambiente, economizando toneladas de papel que deixam de ser utilizadas, abrindo caminho para a construção de soluções mais sustentáveis no setor de saúde.

Possuímos ainda um time de médicos e farmacêuticos desenvolvendo inteligências clínicas e curadoria diária do mais completo banco de medicamentos e exames do Brasil com mais de 60 mil itens. Essas informações facilitam a rotina dos médicos, que têm rápido acesso a detalhes como alertas de componentes alérgicos, interações medicamentosas por tipo de classificação (leve, moderada e grave), catálogo de monografia estruturada (Memed Síntese) e sugestões de posologias, tornando assim o atendimento mais ágil e eficaz.

A Memed é uma empresa acolhedora, diversa e inclusiva. Atua sempre de maneira colaborativa, busca inovar constantemente e seu sucesso é medido pelo valor efetivamente gerado para médicos, pacientes, seus parceiros e ainda para o setor de saúde Brasileiro como um todo.

Fonte: Crypto ID.

Deixe o seu comentário