Ministério da Saúde realiza webinário “Construindo um processo de desprescrição de medicamentos na Atenção Primária à Saúde”

O encontro será transmitido, em tempo real, por meio da página do DATASUS no Youtube

O Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM), instância que no âmbito do Ministério da Saúde tem caráter consultivo e propositivo, tem por finalidade orientar e propor ações, estratégias e atividades para a promoção do uso racional de medicamentos no âmbito da Política Nacional de Promoção da Saúde. Neste contexto, o CNPURM está promovendo uma série de webinários (seminários virtuais).

O próximo webinário tem como tema “Construindo um processo de desprescrição de medicamentos na Atenção Primária à Saúde”, e apresentará estratégias de segurança do paciente e utilização de medicamentos atuando sobre o processo de desprescrição de medicamento.

O webinário será realizado no dia 18 de fevereiro de 2022 às 14h30, por meio do link: https://datasus.saude.gov.br/emtemporeal . O encontro contará com as presenças de palestrantes, moderador e debatedor:

PALESTRANTE
Luciane Cruz Lopes (Universidade de Sorocaba – Uniso)

DEBATEDORA
Ligia Giovanella (Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/Fiocruz)

MODERADORA E DEBATEDORA
Vera Lucia Luiza (Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/Fiocruz)
Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos.

Durante o ano de 2021, foram realizados seis webinários. Os temas abordados foram:

1) Dependência Tecnológica, Escassez e seu Impacto no Uso Racional de Medicamentos;
2) Resistência Antimicrobiana em tempos de Pandemia;
3) Pandemia e Telecuidado no Brasil: Janela de Oportunidades Para a Promoção do URM;
4) Gestão da Informação em saúde e seus instrumentos para promoção do URM: Perspectivas e experiências;
5) Fitoterapia Clínica e
6) Abordagens na Área da Saúde Mental Frente à Covid-19.

No mês de outubro de 2021 foi realizado enquete para seleção de tema para os novos webinários relacionados ao uso apropriado de medicamentos, no qual o tema deste ficou entre os mais votados.

A realização da enquete foi uma estratégia do CNPURM de processo ativo de planejamento dos webinários temáticos a serem realizados ao longo de 2022, além de conhecer os temas que a sociedade considera prioritários para serem debatidos.

Os seminários virtuais contam com expertise das instituições e entidades que compõem o Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM) e têm como objetivo, promover o uso racional de medicamentos por meio de informação e comunicação baseada por evidências, à sociedade.

Conheça a página do Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/u/uso-racional-de-medicamentos

Deixe o seu comentário