Nésio Fernandes é eleito novo presidente do Conass

Também foram eleitos os demais membros da Diretoria para a Gestão 2022/2023

Foi eleita e tomou posse nesta quarta-feira (23), em Assembleia, a diretoria do Conass para a gestão 2022/2023. O secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, foi eleito por unanimidade, presidente do Conselho.

Ao se despedir do cargo que ocupou por dois anos, o então presidente do Conass Carlos Lula, secretário de Estado da Saúde do Maranhão, enalteceu o esforço dos seus pares na condução do enfrentamento da pandemia. “Conseguimos nos unir e olhar mais para as nossas semelhanças do que para as nossas diferenças e assim, estabelecemos a bandeira do SUS como a bandeira que de fato importa”.

Para ele, a pandemia mostrou que quanto mais unidos, mais forte é o colegiado dos secretários. Lula ponderou que as divergências são válidas e necessárias em uma democracia, mas observou que até mesmo para divergir é preciso ter inteligência.

Ele agradeceu aos secretários a oportunidade de ter caminhado e trilhado um caminho de resiliência e responsabilidade. “Nós marcamos uma parte da história desse Conselho, inclusive em relação ao que representamos hoje para a sociedade. Nunca estivemos tão próximo das pessoas e isso traz uma responsabilidade grande para todos que continuarão essa missão. Que vocês continuem fazendo do Conass essa instituição que o Brasil se orgulha”.

Nésio Fernandes é secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo (Helio Filho/Secom)

O presidente eleito, Nésio Fernandes, enalteceu a qualidade técnica do Conass que, em construção cotidiana diante dos desafios de saúde que estão postos, entrega resultados para o Brasil e para o SUS como os que foram entregues no enfrentamento da pandemia. “Este Conselho tem sido fundamental na resistência à pandemia e no fortalecimento do SUS. A eleição é um passo importante na continuidade da atuação da nossa instituição”, afirmou.Ele agradeceu aos secretários a oportunidade de ter caminhado e trilhado um caminho de resiliência e responsabilidade. “Nós marcamos uma parte da história desse Conselho, inclusive em relação ao que representamos hoje para a sociedade. Nunca estivemos tão próximo das pessoas e isso traz uma responsabilidade grande para todos que continuarão essa missão. Que vocês continuem fazendo do Conass essa instituição que o Brasil se orgulha”.

Fernandes parabenizou a condução de Carlos Lula frente à instituição e afirmou que ele imprimiu de maneira clara a figura do gestor sanitarista. “Você assumiu este desafio de fazer a engrenagem do SUS funcionar e fez isso muito bem”, destacou.

Para o presidente eleito, estar à frente do Conass é um desafio, principalmente porque a pandemia ainda não acabou. “Coloco-me à disposição de todos para, com um pacto de lealdade e confiança saber honrar e conduzir os trabalhos nesses próximos dias. Viva o SUS e viva os gestores brasileiros que sem dúvida nenhuma salvaram milhares de vida”.

Acesse aqui as fotos da assembleia.

Confira abaixo a composição da Diretoria do Conass – Gestão 2022/2023

Presidente

  • Nésio Fernandes de Medeiros Junior – SES/ES

Vice-Presidentes

  • Região Norte: Juan Mendes Da Silva – SES/AP
  • Região Nordeste: Cipriano Maia de Vasconcelos – SES/RN
  • Região Sudeste: Fábio Baccheretti Vitor – SES/MG
  • Região Sul: cargo a definir
  • Região Centro Oeste: cargo a definir

Comissão Fiscal – Titulares

  • André Longo – SES/PE
  • Cecilia Smith Lorenzon Basso – SES/RR
  • Paula Augusta Maia de Faria Mariano – SES/AC

Comissão Fiscal – Suplentes

Cargos a definir

Representantes do Conass na Agência Nacional de Saúde 

  • Titular: Alexandre Chiepp – SES/RJ
  • Suplente: René Santos (Conass)

Representantes do Conass no Conselho Consultivo da Anvisa

  • Titular: Jean Gorinchteyn – SES/SP
  • Suplente: Maria Cecília (Conass)

Secretário Executivo

  • Jurandi Frutuoso

Fonte: Ascom Conass / ascom@conass.org.br – (61) 3222-3000

 

Deixe o seu comentário