Perspectiva do Paciente: confira a atualização dos critérios para a participação

3 Leitura mínima

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) divulgou, nessa terça-feira (28), a atualização das orientações para participação da Perspectiva do Paciente, com ajustes que reforçam a importância da escuta direta de indivíduos com experiência pessoal em determinada condição de saúde e no uso da tecnologia em avaliação. As mudanças já estão disponíveis no site da Comissão. Além disso, todas as chamadas públicas abertas passam a ser realizadas pela nova plataforma do Governo Federal, o Brasil Participativo.

Acesse aqui as novas orientações da Perspectiva do Paciente.

A atualização aprimora os critérios de elegibilidade e torna mais claras as categorias de inscrição e as exigências de participação. A partir de agora, o inscrito deverá selecionar no formulário se pertence à categoria de pessoa com a condição de saúde ou pessoa que convive ou cuida de alguém com a condição de saúde. Essa novidade busca valorizar tanto o relato de quem vivencia a condição de saúde quanto o de quem acompanha de perto o uso das tecnologias avaliadas e seus impactos no cotidiano.

Outra mudança importante é a obrigatoriedade de que o participante tenha experiência direta com a condição de saúde e com a tecnologia avaliada. Essa exigência tem como objetivo garantir que as contribuições reflitam percepções reais sobre o uso da tecnologia e seus efeitos na qualidade de vida dos pacientes.

A nova versão das orientações restringe a participação a relatos de experiências individuais, fortalecendo a representatividade direta dos usuários do SUS e de seus cuidadores no processo de avaliação de tecnologias em saúde.

Conheça a iniciativa

A Perspectiva do Paciente é uma ação de participação social da Conitec que permite a apresentação de relatos sobre a experiência com determinada condição de saúde e com a tecnologia em avaliação. A iniciativa possibilita que pessoa com a condição de saúde ou pessoa que convive ou cuida de alguém com a condição de saúde contribuam com informações relevantes para o processo de deliberação da Comissão, a partir de sua vivência direta. A inscrição ocorre por meio de chamada pública específica, disponibilizada no site da Comissão, mediante login no portal gov.br.

Confira as chamadas públicas abertas e participe.

Com um papel estratégico na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), a Perspectiva do Paciente agrega ao processo de análise de tecnologias com a perspectiva de quem vivencia os efeitos e resultados das tecnologias avaliadas. Esses relatos fornecem elementos sobre aspectos da vida real, como qualidade de vida, benefícios percebidos e desafios enfrentados durante o tratamento e pode contribuir para decisões mais equitativas, transparentes e alinhadas às necessidades da população usuária do SUS.

Fonte: Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde)


Descubra mais sobre Biored Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Descubra mais sobre Biored Brasil

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading