Presidente do CNS participa de audiência em defesa das vítimas da Covid-19, no RS

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou, nesta quarta (23/02), de audiência na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para debater iniciativas de enfrentamento à pandemia no estado e políticas públicas efetivas para o tratamento da população acometida pelas diferentes sequelas da Covid-19.

Na ocasião, Pigatto acompanhou representantes do Comitê Estadual em Defesa das Vítimas da Covid-19 na entrega de uma carta com reivindicações necessárias às pessoas vítimas da Covid-19, ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira. Segundo informações do Comitê, 80% dos infectados apresentam pelo menos uma sequela da doença e 30% desenvolvem sequelas graves.

Entre as reivindicações, constam a realização de seminários regionais para diagnósticos das consequências da pandemia, criação de Comissão Especial para análise e enfrentamento aos efeitos da Covid-19 e criação de Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid-19.

Os participantes da audiência também solicitam ação imediata junto à Secretaria de Saúde do Estado para fornecimento de medicamentos, insumos, dietas e respiradores domiciliares às pessoas vitimadas, além de definição de protocolo atualizado para identificação e atendimento pós-covid.

“A audiência e a entrega deste documento ao presidente da Assembleia Legislativa vai gerar ações de proteção às vítimas da Covid-19, que ficaram com sequelas, e aos familiares de vítimas que continuam sofrendo. Iniciativas como esta do comitê estadual, com participação direta dos Conselhos de Saúde, são fundamentais e podemos ter em todo o país”, avalia Fernando Pigatto.

Também participaram da audiência a vice-presidenta do Conselho Estadual de Saúde (CES) do Rio Grande do Sul, Inara Ruas, e representantes da Associação das Vítimas de Covid-19 (Avico); e da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19 – Vida e Justiça.

Fonte: Ascom CNSFoto: Vida e Justiça RS

Deixe o seu comentário