Pacientes reumáticos não vacinados contra a covid-19, podem ter um quadro de contaminação mais grave.
Segundo o Secretaria de Estado e da Saúde anunciou no dia 12 de janeiro, novas orientações para pacientes que testaram positivo para covid-19, variando a quantidade de dias de isolamento de acordo com seus sintomas. “Se você está com covid, com sintomas leves ou assintomáticos são 5 dias, se você estiver com sintomas leves a moderado, são 7 dias, a partir do primeiro dia de sintoma ou 5 dias do teste que mostrou que você é positivo, se os sintomas forem mais sérios, são 10 dias de isolamento”, informa o Dr. Flavio Petean.
É preciso ficar atento aos sintomas, diferente da covid-19 na nova variante Omicron, não ocorre a perda de paladar e olfato, tendo seus sintomas mais parecidos com o de uma gripe, portanto é importante que seja feito o teste da covid-19 para que não ocorra confusão e disseminação do vírus.
“Existem basicamente dois tipos de teste, o teste rápido, o antígeno e o RT PCR que identifica o RNA do vírus, que é o mais fidedigno se der positivo, acabou, se der negativo não exclui”, explica o reumatologista. Em caso de teste negativo, mas existe a suspeita da contaminação por algum sintoma ou por contato com alguém que estava com o coronavírus, é importante refazer o teste após alguns dias, de preferência o RT PCR.
Referência
CONASS – Saúde Orienta isolamento de 7 dias para pacientes de Covid-19 assintomáticos
O vídeo da entrevista faz parte da live: Coronavírus: atualizações sobre cuidados e imunização para pacientes imunossuprimidos adultos e pediátricos. Apresentada no dia 26 de janeiro de 2022. Assista o vídeo completo no Youtube: https://youtu.be/rMMsHh7eD1U