Relatório da falta de medicamentos nas farmácias de alto custo durante o mês de abril de 2022

Entre os dias 01 de abril a 30 de abril de 2022, o Movimento Medicamento no Tempo Certo, recebeu 3.197 relatos de pacientes e cuidadores, reportando a falta de 35 medicamentos nas farmácias de alto custo de todas as regiões do Brasil. Sendo 24 deles do grupo 1 do componente especializado da assistência farmacêutica, onde a compra e disponibilidade é de responsabilidade do Ministério da Saúde e 11 de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Saúde. No período, 34% dos pacientes relataram a ruptura de 45 dias sem medicamentos. Confira o relatório completo, com a  lista de medicamentos com irregularidades no fornecimento durante o mês de abril de 2022, segundo dados apontados pelos pacientes ao Movimento Medicamento no Tempo Certo: 

MTC Abril 2022

Enviamos solicitações de informações ao Ministério da Saúde, no entanto até este momento não recebemos respostas e seguimos aguardando respostas via Lei de Acesso à Informação. 

Faça parte do Movimento Medicamento no Tempo Certo 

Visando atualizar estes dados, o Movimento Medicamento no Tempo Certo, solicita a sua ajuda: 

Se você não está recebendo seu medicamento do SUS ou do plano de saúde, solicitamos que preencha o formulário de registro de falta de medicamentos de 2022, somente com seu relato e os dados reportados, podemos pressionar os órgãos governamentais para a regularização do fornecimento.  

Se você preencheu nosso formulário e voltou a ficar sem medicamentos, solicitamos que preencha novamente.  

Participe preenchendo o formulário disponível em: https://pt.surveymonkey.com/r/faltademedicamentos2022 e ajude a tornar público a falta de medicamentos essenciais para o tratamento de doenças crônicas, no SUS e no Plano de Saúde. 

MTC é um projeto coordenado pelo Grupo de Apoio ao Paciente Reumático Brasil, Biored Brasil e Grupo Encontrar.

Deixe o seu comentário