BioSummit Brasil: o avanço na defesa da saúde e acesso à medicamentos

Biored Brasil apresenta seus objetivos para seguir expandindo o acesso a medicamentos para pacientes em todo o Brasil

Durante o BioSumumit Brasil 2023, ocorrido no dia 16 de Novembro, a Biored Brasil revelou seus objetivos transformadores para o meio farmacêutico. Em um painel que contou com mediação da jornalista Priscila Torres, Conselheira Nacional de Saúde e coordenadora da Advocacy na Biored Brasil, representando também Ana Lúcia Paduello e Dr. Ricardo Garcia, que fazem parte do Comitê Diretivo da Biored Brasil, conheceu-se mais sobre o projeto transformador da organização, que há alguns anos já atua de forma integrada com Bioreds em vários países.

Integrante de um movimento latino-americano fundado em 2016, a Biored Brasil tem como missão ampliar o acesso a medicamentos especializados, reduzir custos e garantir qualidade, eficácia e segurança aos pacientes. Tem um quadro de atuação que abarca 11 estados e busca expandir para todo o território brasileiro.

Origem e evolução da Biored ao longo dos anos

A Biored Brasil teve sua origem como uma entidade e movimento social dedicado a colaborar com associações de pacientes. Em 2016, o foco estava nas discussões sobre medicamentos imunobiológicos, biossimilares, intercambialidade e regulação, refletindo o cenário da época.

No entanto, o verdadeiro ponto de virada ocorreu com o surgimento da pandemia de Covid-19. “Durante a pandemia muitas pessoas passaram a procurar a Biored Brasil”, explica Priscila, “e tivemos que trabalhar com muitas questões referentes a Covid 19, inclusive com apoio a famílias que estavam morrendo”.

As preocupações em torno da situação social crítica estabelecida naquele momento, transformou a Biored Brasil em uma das maiores fontes de informação, conforme destaca Priscila Torres. “Trabalhamos muito contra as Fake News e com suporte às pessoas que não sabiam como navegar no sistema para ter acesso”. 

A jornada da Biored Brasil desde sua criação com a entrega constante de informações, trouxe uma resposta ágil e resiliente às demandas emergentes durante a pandemia, consolidando seu papel como uma fonte confiável de apoio e informação no cenário complexo da saúde pública.

Atuações em diversas frentes

<

p style=”text-align: justify;”>A Biored Brasil representa as usuárias e os usuários do SUS, como membro do Conselho Nacional de Saúde na categoria “movimento social”. No Conselho Nacional de Saúde (CNS) a Biored Brasil está representada pela coordenadora e uma das fundadoras, Priscila Torres, que já há três mandatos contribui com a Comissão de Ciência Tecnologia e Assistência farmacêutica, além de representar o CNS em representações externas, entre elas: 
Câmara de Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),  no Comitê Permanente de Atenção à Saúde (COSAÚDE), Comitê de Protocolos Clínicos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia (CONITEC), Comissão Especial do Supremo Tribunal Federal que debate a judicialização de medicamentos no Fórum de Articulação Social.

Em todas as frentes que participa, a Biored Brasil propõe uma avaliação de tecnologia em saúde baseada em necessidades sociais, buscando criar Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs) que atendam às demandas reais dos pacientes.

A organização continua a sua atuação focada no paciente, levando informação, buscando diminuir a judicialização, fortalecer a Assistência Farmacêutica e criar normativas que considerem todas as necessidades dos pacientes crônicos em seu itinerário terapêutico, fomentando o uso racional de medicamentos em especial, daqueles que compõem o componente especializado da assistência farmacêutica.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.